Pages

Subscribe:

Labels

16 de set. de 2009

Portal do Professor do Ministério da Educação‏



Enfim está no ar em caráter definitivo (passou mais de 2 anos em caráter experimental) o Portal do Professor do Ministério da Educação ( http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html ). Voltada para a Educação Básica, o Portal permite o acesso a um conjunto de recursos e de materiais formativos que são muitíssimo interessantes.

Após ampla polêmica sobre o espectro de abertura do site, o Ministério, enfim, aderiu ao bom senso e permitiu que o site fosse aberto ao público docente em geral (não importando se o usuário é da rede pública ou privada).


O site apresenta 7 áreas de trabalho distintas:

1) espaço da aula – nesta área pode-se acessar sugestões de aulas (elaboradas por professores da educação básica) e elaborar as próprias aulas. Possui um tutorial bem explicadinho e a busca pode ser feita por segmento, por área do conhecimento e por assunto.

2)
Jornal do Professor – nesta área encontram-se matérias sobre diversos assuntos de interesse da ação educativa (de conteúdos formativos à legislação educacional)

3)
Recursos educacionais – nesta área pode-se acessar toda a coleção de recursos multimídia publicados no Portal para todos os níveis de ensino e em diversos formatos. Alguns materiais exigem programas para serem visualizados, que estão disponíveis no site. Segundo informações do Portal, existem, no momento, 3881 recursos publicados e muitos outros aguardando autorização dos autores para publicação.

4)
Cursos e materiais
Na área cursos existem links com informações de cursos disponíveis no portal do MEC ou de parceiros e contêm dados sobre o seu desenvolvimento, objetivos, público-alvo e materiais de formação.
Na área materiais Acesse materiais temáticos, módulos de auto-aprendizagem, proposições de ensino, parâmetros e referenciais, recursos em diversos formatos para fundamentação e enriquecimento da prática docente.

5) Interação e colaboração – aqui se pode acessar as ferramentas da web 2.0 para interagir com outros professores. Criar e administrar grupos, compartilhar conteúdos, informações, pesquisas e participar de debates.


6) Links – aqui é possível acessar sites e portais nacionais e internacionais para auxiliar a pesquisa e a formação de professores.


7) Plataforma Freire – onde se encontram as informações sobre o Plano Nacional de Formação destinado aos professores em exercício das escolas públicas estaduais e municipais sem formação adequada à LDB.


0 comentários:

Postar um comentário